domingo, 4 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito versus obras da carne

Senti a necessidade de falar sobre o Capítulo 5 do livro dos Gálatas - tão conhecido nosso, mas que nem sempre percebemos os detalhes no que tange a mensagem do versículo 22.

É interessante como no texto dos versículos 19 a 22 é descrita as obras da carne no plural e o Fruto do Espírito no singular, sendo que este é composto de 9 elementos (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança que é domínio próprio na versão RA).

É como se o fruto não pudesse vir sem nenhum deles, pois daí não será o mesmo fruto. Será um subproduto modificado.

Assim como numa fórmula química composta de várias elementos químicos, faltando um ou tendo numa quantidade diferente já perdeu a caracterísca da substância original.

É como se amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (domínio próprio) fossem vitaminas que compõem o fruto. Se faltar uma destas vitaminas, o fruto está degenerado, já não é o mesmo, já não é nutritivo. Não trará o mesmo benefício.

Com relação as obras da carne, basta praticar uma daquelas que já estaremos sendo carnais.

Há um que não adultera, mas é invejoso. Há outro que nunca praticaria a feitiçaria, mas vive com inimizades, iras. Todos estes estão, igualmente, na prática da carnalidade e não herdarão o Reino de Deus.


Nenhum comentário: